terça-feira, 13 de março de 2007

Ordem no lixo!!!


Ordem? Mas porquê?


Pois, os japoneses até no lixo são organizados! Meu deus....

Quando lá fui a 1ª vez, fiquei numa residência para estudantes e então, além do regulamento normal do dormitório e de boa educação, deram-me um regulamento para o lixo!!!! De 16 folhas, pessoal!


Imaginem, ensinar um gajo a arrumar lixo!

Mas, pelo menos, o regulamento tem uns bonecos giros. Como tudo, em geral, no Japão.

Basicamente, o manual explica-nos que cada coisa vai para um caixote do lixo diferente, amassada ou não, com tampa ou não e o porquê disto tudo.

Portanto, no total, a cozinha comum tinha 10 caixotes do lixo diferentes!! Muito prático...

A cozinha, as escolas, os shoppings, os cafés... em todo o lado. Nem todos terão os 10 caixotes, mas está tudo muito bem organizadinho para não se perder nada , se reciclar e os lixeiros não terem esse trabalho também.

E, em todo lado, está sempre escrito em japonês e em inglês, por isso nem sequer temos a desculpa de não perceber. Está tudo calculado!

Deixo-vos também umas fotos de papel higiénico de cafés :P

As embalagens compram-se nos 'combini' (=diminutivo de 'convinience store') e são todas coloridas. Pode-se escolher o tipo de provérbios, insultos, linhas de engate, os caracteres do alfabeto deles, piadas, astrologia... muito giro :)

*** Mais uma vez, desculpem andar a escrever pouco, mas entre estar de cama e o raio da net andar aos soluços, tem sido complicado***