Ora, o dia Branco ou 'Howaito-dei' (como eles dizem :P) é a resposta ao dia de S. Valentim!
No dia 14 de fevereiro, as mulheres exprimem a sua chama aos homens e hoje, eles vingam-se :P
O dia Branco foi criado em 1965 por um fabricante de marshmallows - daí a cor branca.
Este dia permite aos homens, que há 1 mês receberam chocolates, de honrar a amiga ou a admiradora e oferecer-lhes bombons... brancos e.............. num valor 10 vezes superior à prenda dela!!!!!
Muitas vezes eles recusam por causa disso mesmo. Inicialmente era só 3 vezes mais, como indica o nome 'sanbai-gaeshi', mas suponho que evoluiu com o tempo........ coitados.
Agora já não se dá só marshmallows, visto que há muita gente que não gosta, mas qualquer coisa branca como lingerie, lenços, jóias, 'mochi', flores, biscoitos, etc. Ainda bem, viva a criatividade :)
Falei dos mochi, sabem o que é? Não?
São bolinhos feitos de arroz glutinoso (fica uma massa branca) recheados com 'anko' (pasta doce de feijão vermelho) e 1 morango.
Especialmente para o dia Branco, recheiam-se de chocolate branco, o que fica extremente doce, como devem imaginar.
O dia Branco alastrou-se e também é festejado na China, Taiwan e Coreia.
Apesar de já ser uma tradição no Japão, o dia Branco não é tão festejado quanto o dia de S. Valentim: apenas 45% dos homens celebram o dia Branco enquanto que 67% das mulheres festejam o dia de S. Valentim.
Dentro dos 'festejantes', os que celebram o dia Branco são maioritariamente casados enquanto que o dia de S. Valentim é mais apreciado por jovens e, solteiros.
3 em cada 4 mulheres oferece o chocolate ao namorado ou marido mais o chocolate de agradecimento aos colegas, como expliquei no post de há 1 mês atrás.
Dos que participam no dia Branco, 33% oferecem biscoitos, 11% oferecem flores e 55% dão outro tipo de presentes. 71% dos homens presenteiam o dia Branco a 3 mulheres e, os restantes 29% apenas a uma mulher, que bem...
Sem comentários:
Enviar um comentário