sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Os chinelos e os japoneses

Como já devem ter ouvido, os japoneses descalçam-se assim que entram em casa. Aliás, as casas têm um desnível à entrada de forma a que mal se entre o pessoal se sente no degrau e deixe aí os sapatos.

Até concordo com a política deles, a casa fica muito menos suja. Mas eles não ficam por aí!!!! Ah, pois é.

Então, estamos dentro de casa todos contentes de chinelos até que... temos que ir ao quarto de banho - deixa-se os chinelos cá fora e, assim estamos a dar a i
ndicação de que está ocupado, lá dentro usamos os chinelos que lá se encontram à nossa espera. Imaginem se um gajo tá a rebentar e ainda tá com estas coisas...muito complicado :)

Saímos do quarto de banho, mesma fita. Eis senão quando nos lembramos de ir ao quintal... volta a deixar os chinelos do lado de cá e calçar os chinelocas (chinelos+socas - porque é uma mistura dos 2) que estão lá à nossa espera. Para voltar para dentro de casa, mesma fita.

E se tivermos visitas? À entrada, no armarito estão lá os chinelos para as visitas.
E há que descalçar o povo todo.

Ao visitar templos, ocorre o mesmo. Existe uma estante onde toda a gente deixa lá os sapatos. Não existe qualquer numeração, nem senha para guardar. Ninguém rouba, é simples.

O que eu achei mais piada foi no pronto-a-vestir e no cinema :)
Nas cabines de experimentar a roupa nas lojas, deixa-se o calçado em frente à porta/cortina para mostrar que tá ocupado. Assim lá dentro não sujamos. E os empregados insistem.

Aconteceu-me uma coisa engraça
da, uma vez. Ia eu experimentar uma camisola, para dentro de uma dessas cabines e a senhora insistia fortemente que eu não podia sem usar 'uma coisa' que eu não estava a entender. E foi uma fita para nos entendermos. Pois eu não entendia porque é que não podia experimentar nada quando as cabines tavam lá. Então o que era? Tão a imaginar uma gaiola como antigamente? Agora imaginem que é feita de pano e que não tem fundo.
Coloca-se em cima da cabeça e só depois é que se pode enfiar a camisola. Porquê? Porque assim qualquer cosmético que uma pessoa tenha na cara não fica na camisola, mas sim na gaiola. Escusa de se estragar um produto novo que se calhar nem vamos levar.
Foi um certo alívio quando percebi para que servia, mas foi de caraças tentar explicar à empregada que eu não uso absolutamente nada, nem cremes, nem maquilhagem. Foi um stress! E ela ficou chocadíssima...

Num animé que eu curto bastante, o Azumanga Daioh!, uma das personagens vira-se para uma colega com a novidade :" sabiam que os americanos andam em casa com os sapatos da rua? Que horror! E se pisam m%&$#?" E fica tudo chocado a olhar.

Fui lá ao cinema ver o "Troy", que pessoalmente achei muito mau sobretudo tendo estudado a Ilíada e a Odisseia. Além de que as japonesinhas se passaram todas com o Brad Pitt - na cena em que ele, ou o duplo não sei, aparece de rabiosque ao léu puseram-se todas aos gritinhos...enfim. A uma dada altura olhei para o lado e reparei que o pessoal tava todo descalço! Tinham-se todos desclaçado, com os sapatos arrumadinhos debaixo do banco! Não sei se é sempre assim ou se f
oi um acaso, mas achei montes de piada. Além de que não cheirava a cholézinho - em nenhum dos lados em que o pessoal se descalça, não sei, devem ter um segredo para aquilo :P

E pessoal a dormir nos bancos de jardim? Tudo com os sapatos tirados!







Sem comentários: