quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

7 deuses da sorte

Toda a casa japonesa tem estatuetas ou máscaras ou peluches, o que seja com os 7 deuses da sorte. É imperativo para se ter sorte e protecção!

Por isso eu também trouxe umas estatuetazinhas atrás para pôr em casa e me proteger :P
E são bem pequeninhas porque eram bem caras...


São os Shichifukujin ('shichi'=7; 'fuku'=sorte; 'jin'=deus), d
euses da religião Shinto. Têm origem no Japão, na China e na Índia:

  1. Ebisu, o deus de origem japonesa, é o deus dos pescadores e do comércio.
  2. Daikokuten, de origem indiana, é o deus da riqueza e do comércio. Muitas vezes aparece junto a Ebisu.
  3. Bishamonten, também indiano, é o deus da guerra e do tesouro.
  4. Benzaiten, igualmente indiana, é a deusa da sabedoria, da música, das artes, da beleza e da literatura.
  5. Fukurokuju, de origem chinesa, é o deus da longevidade, da sabedoria e da felicidade.
  6. Hotei, também chinês, é uma figura gorda e feliz pois é o deus da alegria, da abundância e da saúde.
  7. Juroujin, igualmente chinês, é o deus da longevidade.
Ás vezes, conforme o local, a significação deles troca-se. Mas, resumindo, eles dão sorte à nossa carreira, a manter a família protegida, a nascer mais dinheiro e etc...
No ano novo, muitos fazem uma peregrinação a Kamakura para agradecer os deuses, indo de templo em templo, seguindo uma certa ordem.

Na casa onde fiquei hospedada em Tóquio, lá estavam eles! Mas não em qualquer lugar. Estavam dependurados na sala tipicamente tradicional de chão em tatami.



Nas pinturas, os deuses aparecem dentro do seu 'Takarabune' (=barco do tesouro) pois a tradição diz que eles chegam no ano novo para dar prendas fantásticas a quem merece. Há uns envelopes vermelhos com a imagem deles que se usam para dar prendas nesta altura.

Até num jogo da SNES aparecem: o "Pocky and Rocky 2" :)


1 comentário:

Sayuri desu disse...

oieeeeeeeeeeeeeeeee adorei teu blog,tipo estou nojapan,mas algo faz com que eu tenha muy alergia,que nem no brasil eu nao tinha...tu sabes se tem algum livro no japao sobre santos japoneses???obrigada bjin

se der passe no meu blog http://kirimoto.blogspot.com/ bjinnn