sábado, 2 de outubro de 2010

Noren

As noren são umas cortinas japonesas utilizadas para separar divisões, como as portas, mas dando um ar engraçado ^^  
É sempre uma cortina com um corte a meio e, com um desenho com algo tradicionalmente japonês.

À partida, parece esquisito, eu sei, mas lá vê-se em todo os sítio que tenha uma cozinha, seja restaurante, seja numa casa. Ou então, na separação entre loja e sala do staff, ou zona de cacifos e espaço público, ou nos banhos públicos. 

Mas dá um ar muito engraçado ao espaço. Não sei se já tiveram oportunidade de ver isso em restaurantes japoneses...


É um costume que veio do final da época Heian (séc. XII), em que se colocava isso para mostrar que uma loja estava a funcionar. E, assim que a loja fechava, também a noren era retirada. 

Nessa altura, cada cortina tinha apenas o desenho do objecto que vendiam, mas com o tempo começaram a elaborar ilustrações mais apelativas. Ás vezes, também se usavam como nós usamos as nossas cortinas, para impedir o sol ou o vento de entrar pelo estabelecimento.


Com as portas cada vez mais resistentes, as noren cairam em desuso durante uns séculos. No entanto, hoje em dia vê-se em todo o lado :) 

Antigamente mediam 114 cm de comprimento e nos dias de hoje tendem a ter 160 cm (ou seja, 1 cm a menos que eu :P)

O tipo de tecido ou ilustração da noren indica-nos logo o estatuto social ou o tipo de estabelecimento a que pertence, como as placas das lojas, no fundo. No entanto, as noren dão um toque mais tradicional.


Em geral, as noren divididas em 3 vêem-se mais nos restaurantes rápidos ou nas tascas ambulantes, enquanto que as que se dividem em 2, vêem-se mais em casas. 
Agora, não se utilizam no exterior, como antigamente. Usam-se mais para mostrar que há secção da loja ou da casa que é privada. 


Por outro lado, também são óptimas lembranças: bonitas, originais, leves e baratas :)


Uma coisa que demorei a perceber foi por que raio nos banhos públicos (onsen) têm sempre as noren com o caracter 'yu' em hiragana. Sempre! 

Ora, porque o caracter para 'àgua quente' também se pode ler 'yu' e, é muito mais fácil de pôr em tecido o ゆ do que 湯 . Espero que consigam todos ler o que escrevi em caracteres aqui >.<


Eu tenho 2 norens: um pequeno de 3 divisões com a Hello Kitty que comprei em Quioto, e um grande de 2 divisões com um enorme kanji tirado do anime Hakuouki Shisengumi Kitan.
Não os tenho postos em lado nenhum, pois não tenho apoios para os dependurar, o que é uma pena, pois ficariam pintarolas ^^


Se quiserem ver mais fotos na net, podem ir aqui.

1 comentário:

Unknown disse...

Ola. Acabei de voltar do Japao e comprei um Noren pra enfeitar minha casa. Voce falou que nao pendura por falta de suporte. Sugestao:
1- compre um pedaço de bambu (um pouco maior q seu noren);
2- use 2 pregos em L como suporte;
3- corte 2 pedaços de bambu para cobrir os pregos.
Fica bonito. :)