quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Hokoten


Hokoten é o diminutivo para Hokousha Tengoku, que à letra significa 'paraíso pedonal', mas na realidade refere-se à animação de rua.

E com animação, quero eu dizer mesmo grupos de música espalhados pelos passeios fora. Achei o máximo o ambiente que isso dá na rua! 

Tropecei em alguns em Shibuya e em Shinjuku. Mooontes de gente a assistir! Na altura, pensei que se tratasse de algum evento naquele dia...

Mas não. 
Em certas zonas de Tóquio, à noite, as ruas enchem-se de grupos de música amadores a fazerem-se conhecer ou à espera de serem fisgados por alguma editora de música.

Muitos começam assim. Vão para a rua cantar e tocar. Não querem dinheiro, querem mas é fãs. Com o crescer da multidão, crescem os fãs. E quanto mais fãs, mais se entusiasmam e fazem CDs que vendem na rua. Eventualmente, sai-lhes a sorte grande.
No entanto, isso acontece com muito poucos :(

Pois, este tipo de publicidade funciona muito com o "passa-a-palavra" e, os japoneses não comunicam muito nesse aspecto...por outro lado, as redes sociais vieram dar uma ajudinha nesse campo.

De qualquer forma, a vida é dura pois até conseguirem qualquer tipo de contrato, tem que ser o próprio grupo a financiar os CDs ou merchandising, ou até os bilhetes para pequenos concertos que consigam dar nas raibu-hausu (=live-house ~ casas que alugam palcos). Visto que também não têm poder financeiro para fazer publicidade em rádios ou tv. E são, obviamente, os próprios que têm que carregar o material todo para o meio da rua.

Além de que conseguirem fazer-se ouvir bem num passeio cheio de barulho citadino, como o do trânsito ou das pessoas a passar, requer também algum barulho da parte deles.
 
Os 'hotspots' para estes hokoten são: em Shinjuku junto ao edifício Alta (chama-se mesmo assim); em Shinjuku junto à loja Gap; no parque de Yoyogi; no caminho junto à Tokyo School of Music; na saída Este do metro em Ikebukuro; à saída do metro de Takadanobaba (onde tive o meu curso de japonês ^^); junto aos autocarros em Akihabara; debaixo da ponte de comboio em Shimokitazawa; no cruzamento de Shibuya até à estátua de Hachiko;  e no grande parque Ueno.

O que é mais fixe, é que além de ser de borla para quem passe na rua, ouve-se todo o tipo de música ali: punk, alternativa, techno, hip-hop, jazz, death rock, speed metal, bubble-gum, grunge, blues, etc.

É mesmo para todos os gostos e sentimo-nos como se tivessemos ido a uma data de concertos numa única noite :)

Visto que as minhas fotos não ficaram fantásticas (à noite e sem flash), deixo-vos links de quem conseguiu filmar com jeitinho: o vídeo abaixo dos Toy Missile ou vários no youtube.

2 comentários:

Oriento-maníacas disse...

Olá. Primeiro que tudo gostava de felicitá-la pelo seu blog, embora logicamente não tenha tudo o que existe no Japão, devo salientar que é um dos blogs mais completos, senão o mais completo que já vi sobre o Japão. Encontrei o vídeo no youtube do programa das tardes da júlia por acaso quando procurava umas coisas sobre o Japão. Somos 3 raparigas de 18 anos, e esta nossa paixão começou vai fazer 4 anos este ano que vem. Começou pelos animes mas acabou na cultura japonesa em si que nos fascina por completo, incluindo a forma como vivem. Nós para a disciplina de área de projecto de 12º decidimos fazer um blog sobre os países do oriente, mas como não tinhamos fontes muito fiáveis e o tempo era limitado o blog acabou por ficar incompleto e parte da informação não sabemos se está correcta. 2 de nós pelo menos estamos decididas a pelo menos tentar concretizar o sonho de ir viver para o Japão. Sabemos que não é fácil logicamente, mas não queríamos deixar de tentar. Aliás para o ano queremos ingressar no curso de línguas e culturas orientais na universidade. Mas andamos a ponderar porque nós não temos contacto com ninguém lá e por isso queriamos pedir-lhe, se não fosse incómodo e se estiver disponível, se podia partilhar connosco um pouco do que viveu por lá além daquilo que partilhou no programa, para nós nos informarmos melhor e sabermos que rumo tomar, já que isto não é só um hobbie mas sim uma verdadeira paixão. Somos de Viana do Castelo e aqui deixamos-lhe o e-mail de uma de nós: mary.f.92@hotmail.com. Se quiser e puder nos fazer esse favor agradecíamos que nos contactasse através deste e-mail informando-nos se nos pode ajudar. Uma continuação de bom trabalho e obrigada. =)

Fabiano disse...

Se aquilo é punk rock, tinham de se livrar do vocalista, soa muito suave.