segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aburatorigami

Hoje resolvi falar de algo bem original ^^ Espero que gostem!
Andava eu a passear por Quioto quando vi uma loja de papeis muito fininhos... Achei estranho e entrei.
Todos os papeis tinham direito a uma bolsinha. Como esta do Tarepanda. Aliás, quando a comprei, nem sabia o que era, pensei que fosse um bloquinho de notas :P

Era uma loja enorme que só vendia papel extremamente fino, quase transparente mas de variadíssimas cores.  Dei umas voltas, tentei ler as placas, mas não percebi. As pessoas que lá compravam, levavam umas 20 folhas daquilo, com uns 5 cm cada, dentro de uma bolsinha.
Inicialmente, ainda pensei que seria uma loja de papel para artistas, mas não com papel daquele tamanho...
Mistério...!

Bom, quando voltei a Tóquio, já habituada aos distribuidores de lenços, numa rua dão-me os ditos lenços do lado esquerdo e do lado direito uma bolsinha de papel finíssima. Sorri e agradeci. 

Como já disse no post sobre os lenços, estes são distribuídos na rua como forma de publicidade a tudo e mais alguma coisa. Mas esta foi nova: algo que se chamava 'face paper for girls & boys' (como podem ver na foto) mas que faz publicidade a uma escola de condução! Cena marada... abri e tinha lá os tais papeis mega-finos! 

Até que perguntei à minha host-family.
Um pacotinho de 'face paper' ou aburatorigami serve para tirar a gordura da cara. E disse eu: "Mmm, ok, não tou bem a ver a coisa, mas há assim tanta gente que use, para se justificar haver lojas só disso quando até dão na rua?"
E sacam todos (pai, mãe, 2 filhos e 1 filha) das suas bolsas, carteiras ou mochilas um pacotinho de aburatorigami! São embalagens de 30 folhinhas com 7x10cm.

Ou seja, toda a gente usa pois com o tempo que se passa nos transportes, a cara de uma pessoa fica transpirada e com gordura e, por isso, toda a gente, homens ou mulheres, crianças ou adultos, se preocupam em estar sempre no seu melhor! Agora imaginem o que é satisfazer essa tropa toda, considerando os vários tipos de pele e depois os vários tipos de papeis que daí saem!

Lá experimentei a coisa e, realmente, o papel fica com uma mancha de gordura.  A explicação é que remove o excesso do óleo da cara que leva à obstrução dos poros e que, por isso, pode até substituir cremes de beleza.  

Então, comecei a reparar que até nos grandes museus havia disso à venda nas lojas deles, com umas bolsinhas mais bonitinhas, claro está. Trouxe alguns de lembrança (é leve, barato e original).

E como surgiu esta coisa? Pois, tem toda uma história, mais uma vez!!!

O aburatori-gami, ou à letra "o-papel-de-mancha-do-óleo-da-cara" (facial oil blotting paper, em inglês, caso queiram pesquisar),  aconteceu por um mero acaso no Japão Imperial de há uns 1000 anos. 
Quando Quioto ainda era a capital do Japão, entre 794-1192 d.c., os artesãos de ouro usavam uns papeis especiais artesanais, os hakuchii-gami, para proteger o ouro que seria martelado até se transformar numa folha fina, a fim de revestir a mobília da nobreza ou os majestosos templos, como é o caso do belíssimo templo Kinkaku-ji em Quioto. 
 
Esses artesãos, comentavam que sentiam como se as mãos tivessem tomado um banho por andar a manipular aquele papel :P 
E surgiu esse rumor....
Na mesma altura, foi construída a primeira grande casa de teatro em Quioto, a Minamiza. Como, obviamente, não havia ar condicionado nessa altura, os actores de kabuki tinham uma grande dificuldade em manter a enorme maquilhagem direita devido ao suor e à gordura da cara. Assim como as geisha. 
Dessa necessidade e desse rumor, surgiu o Aburatori-gami, inventado pela casa Yoji-ya, que ainda existe actualmente.
 
As geisha e os actores de kabuki, continuam a usá-los, séculos após séculos...!
Por ter sido inventado em Quioto, este tornou-se uma lembrança típica da cidade. É de notar que, normalmente, para os japoneses as lembranças, regra geral, são sempre doces ou bolinhos. 

E as cores do papel, são as cores da natureza à volta da cidade de Quioto ^^
Supostamente, após usar o aburatori-gami com frequência, a pele fica perfeita para usar maquilhagem assim como fresca como uma pétala de rosa!

E, como não podia deixar de ser, a charmosa Hello Kitty vestida de quimono não poderia deixar de ter umas embalagens lindas de aburatori-gami ^^

A da HK e do Petit Garden (imagem acima) comprei-a na Japonmania e na From Japan with Love, duas lojas muito simpáticas que mandam vir os artigos directamente do Japão, e nunca param na alfândega :)


2 comentários:

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Adorei saber um pouco mais sobre os famosos lencinhos de papel. Gosto muito do teu blog! Parabéns.

S3lece disse...

aí está mais uma ideia que não percebo como ainda n se espalhou pelo resto do mundo....essa ceninhas dão um jeito do caraças...mas n se vendem cá -_-