quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Viva os leques! E os lenços...

O Japão é um país muito quente no verão.

Logo pelas 8 da manhã já estão 38 graus! Ainda bem que TODAS as casas têm ar condicionado.

Mas assim que se sai à rua é, definitivamente, um choque térmico! Para não falar de quando se sai de uma loja.... As lojas têm o ar condicionado tão forte que eu me constipava lá dentro de frio, tão a ver o contraste quando se vem para a rua? Pois.

Para não falar dos insectos... ai
meu deus e mais não sou religiosa... mas os insectos são gigantescos... e não quero, de modo nenhum, fazer má publicidade ao Japão pois quero ir para lá morar, mas também acho que é preciso dizer aquelas coisas que os bilhetes postais não dizem.

Uma vez senti um peso na cabeça e não entendi. Os meus colegas desataram-se a rir e eu na mesma... Pois. As cigarras por lá são enormes - têm uns 10 cm de comp
rimento ou mais - e uma delas resolveu pousar em cima da minha cabeça, a palerma! Fiquei totalmente assustada e enojada na altura, mas prontos no lugar deles também me teria rido.

Vê-se muitas agarradas aos jeans nas pernas. Muito estranho mesmo. O resto dos insectos têm também o triplo ou mais do tamanho de cá... Um susto! Fui lá mordida por uma abelha num pé e fiquei com uma "pata de elefante" que nem conseguia andar... foi uma aventura, pois tinha torcido o ou
tro pé 2 dias antes, foi muito complicado mesmo, mas voltemos ao assunto principal.

Por causa do calor ser tanto, os japoneses utilizam os leques como uma forma de publicidade e, por isso, distribuem-nos na rua.

Existem muitos tipos e formas de leques. Muito deiferentes dos tradicionais. Aliás, eu não comprei nenhum tradicional.
Os da Hello Kitty e os que tinha personagens de anime eram tão fixes...

Os que se vêm mais na rua ou são de plástico ou são de papel. Os de papel não têm a haste onde segurar, mas em contrapartida têm um buraco para se pôr o dedo e, assim segurar. Nada de interpretações malandras, vá! Deixo aqui fotos dos que comprei.

Outra forma de publicidade são os lenços de papel! Pois é.
O pacote dos lenços vem cheio de publicidade impressa, por isso anda montes de juventude a distribuir pacotes pela rua. Até torna engraçada a coisa. Eu que sou uma pessoa extremamente dependente de lenços, por ter muitas alergias, nunca precisei de comprar lenços :) Em contrapartida, os ditos lenços são extremamente finos - transparentes! Por isso, se forem lá e ficarem constipados a sério... estão feitos ó bife, porque não existem lenços mais grossos mesmo.


Por outro lado, é muito mal educado espirrar ou assoar-se em público no Japão. Por aí até entendo que não haja essa preocupação em fazer o raio dos lenços mais grossos. Agora, pergunto-me eu - como é que as pessoas como eu, que andam sempre a espirrar, fazem para não espirrar em público? Eu que dou 6 espirros de uma vez sem conseguir parar - foi um stress, digo-vos - ficava tudo a o
lhar para mim como quem "que mal-educada"...


Além de que lá o pessoal quando tá doente ou constipado, anda com uma daquelas máscaras, tipo os médicos, para não passar nada a ninguém. Agora, estão a ver o QUANTO mal-educados nós somos.
"Mas eu não tou doente, espirro é com muita frequência", pensava eu a ver se a minha mensagem passava, eventualmente.
Muito sinceramente, prefiro ouvir pessoal a assoar-se do que todos os minutos alguém a "fungar" para dentro - que é o que eles fazem, já que não podem espirrar ou assoar-se.








Sem comentários: