terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Moda Tóquio é....?

A moda em Tóquio é de deixar uma pessoa boquiaberta... parece um desfile de estilistas e manequins pelas ruas fora! Pois é, e porquê?

Os japoneses têm de usar uniformes quase durante toda a vida, o que faz com que sempre que podem libertam-se dessa regra: dá resultados fantásticos :P

Durante o infantário têm o uniforme obrigatório, mas a mochila é a gosto.

Durante a primária é ao contrário: meninas de pasta vermelha e meninos de pasta azul às costas (e são mesmo feias) - vejam na foto.

No secundário, dá a volta: uniforme obrigatório e mochila a gosto, mais: corte de cabelo até um certo comprimento apenas, nada de cabelo pintado ou joalharia colorida, nada de penteados espalhafatosos ou unhas pintadas ou óculos coloridos.

Os rapazes têm uniforme até ao pescoço e para o desporto us
am fato de treino.
Injustamente, as raparigas têm de usar aquelas saias curtíssimas, como se vê nos animes, e para o desporto têm que usar T-shirt e aquelas "cuecas" de volleyball!

E se se vai contra alguma destas regras, leva-se uma suspensão! É tudo l
evado muito a sério por ali. Apesar do uniforme incluir os sapatos, assim que se chega à escola, troca-se de sapatos (há um cacifo para cada um com os sapatos de andar dentro da escola).
E não podem entrar em lojas quando estão com o uniforme vestido e durante as viagens escolares têm de andar de uniforme.

Se um polícia vir alguém com idade de estar na escola durante o horário escolar, interroga-o e leva para a esquadra para um professor o vir buscar - é muito difícil o pessoal baldar-se assim!!! Pfuu, que stress..
..

***Só um aparte a este tema: não existem quaisquer empregados nas escolas - são os alunos, por turnos, que limpam TUDO (e, em algumas escolas, também cozinham)! Assim, todos aprendem que não se deve deitar nada para o chão ou sujar algo desnecessáriamente, pois podem ter que ser eles a fazer o trabalho depois. E, efectivamente, nas ruas não há lixo.****

Na faculdade, não uniformes nem outras obrigatoriedades: é nessa altura que eles se desforram! Ou antes, mas só ao domingo - ao sábado há aulas.

Indo para o mundo do trabalho, boa
noite! Volta ao rigor absoluto. Além de que têm que ter todos o mesmo penteado e óculos iguais. E o pessoal cumpre. Isto, nas empresas. Em empregos tipo cafés ou algo virado para o público, há alguma abertura.

Consegui tirar algumas fotos da dita moda, mas é muito pessoal de costas :( mas dá pa ver.

No entanto, deixo aqui algumas fontes onde poder ver mais sobre isso, se estiverem interessados em ficar pasmados, claro :)


http://en.wikipedia.org/wiki/Gothic_Lolita

http://www.powerhousemuseum.com/exhibitions/fruits.asp

http://www.style-arena.jp/harajuku/ 2007/01/e_w4.htm

http://www.japononline.com/article.php?sid=569

http://www.trashqueen.it/gothiclolita/htm/magazine.htm


Deixo também a referência a uma revista que é tipo catálogo de moda, mas o pessoal lá delira com isto: chama-se "Gothic and Lolita Bible".

Penso que o estilo gótico toda a gente sabe o que é, mas o Lolita talvez não. Lolita é vestir-se como as empregadas ou meninas dos séculos XVIII/XIX, cheio de froufrous e folhos e meu deus tanto trabalho que aquilo deve dar, mas prontos eles é que sabem.




4 comentários:

Fabiano disse...

Olá (sou o Fabiano). Estou a gostar do teu blog, para ficar a conhecer o Japão "real".

Hachiko Madoka disse...

Ena, obrigadão!

Ainda bem. Era mesmo essa a ideia que eu queria passar - a do Japão "real".

Nikki-chan disse...

Invejo-t! Oh, como te invejo... sempre foi um grande sonho meu visitar o Japão. Ficar a conhecer essa ilha k tanto me fascina! E fikei a conhecer um bocadinho atraves dos teus posts!! Muito obrigado por teres partilhado a tua aventura!!


^^V

Marisa disse...

"(...) as raparigas TÊM de usar aquelas saias curtíssimas (...)"Não tenho a certeza se será bem assim, até porque os japoneses são muito conservadores e púdicos nesses aspectos. Já li uma vez que são as próprias raparigas que puxam as saias para cima (faz sentido, estão a passar pela puberdade e tal...lol). Uma vez li um testemunho duma portuguesa que cresceu no Japão e ela dizia que as pessoas ficaram escandalizadas quando ela chegou à sala de aula e a saia lhe dava pelo joelho (teve de baixar a bainha, mas isso também deve ter sio há 30 anos atrás).
Ora vê este artigo que encontrei: http://www.letsjapan.markmode.com/index.php/2009/03/23/teachers-promote-proper-schoolgirl-skirt-length-poster/