segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Padarias e pastelarias : miam!

Para os gulosos, portanto.
Guloso ou não, qualquer um fica deliciado com o serviço.

Assim que entramos em qualquer loja ou café, os empregados que se encontram perto da porta berram alegremente "Irasshaimase" (=bemvindo). Ao fim de um tempo, já não os podia ouvir...

Assim que nos sentamos, trazem um copo de àgua para cada pessoa. Mesmo que uma pessoa mude de ideias e se vá embora, o copo de água não se paga: faz parte da mobília! No verão, servem àgua com muito gelo. Visto o calor de lá, o pessoal agradece.

A lista encontra-se sempre na mesa, não é preciso estarmos meia hora à espera... São sempre organizadas e decoradas. Têm sempre um "kêki"(=cake=bolo) menu que inclui uma bebida. Muito simpático.

Qualquer bebida, quente ou fria, vem sempre com chantilly e cacau em pó por cima.

Na foto, é a minha amiga Naoko, que me mostrou cafés muito simpáticos.

As saladas são fartas e variadas: valem a pena.
Os bolos são muito bonitos :) e os crepes gigantescos!
E até as pastelarias do metro têm óptimo aspecto!

Nunca se paga ao empregado de mesa, mas sim ao funcionário da caixa. Qualquer empregado em qualquer estabelecimento usa um uniforme o que torna mais fácil identificá-los. Claro, às vezes há uns uniformes muito engraçados :P

No acto do pagamento, berra
m novamente alegremente "arigatou gozaimashita, o-kyaku-sama" (=muito obrigada por ter sido nosso cliente). Devo dizer que sabe bem ser SEMPRE bem tratado, apesar dos berros :P

Mesmo em espaços pequenos, nenhum empregado se atropela ao outro e todos têm um papel específico. Eficácia espantosa. Fiquei rendida!
Além de que as gorjetas são mal-vindas :)

Quanto às padarias, também fiquei algo espantada pois funcionam de forma um pouco diferente das nossas.

Grande parte delas tem muito pão francês e de excelente qualidade. Os melhores croissants que comi foi lá, apesar de já ter comido em França! Muito bom, muito muito bom.





O pão está todo à m
ostra e as pessoas pegam em tabuleiros que se encontram à entrada, juntamente com uma pinça. Cada um vai tirando o pão que quer, devidamante assinalado e no fim faz-se a fila para a caixa.


1 comentário:

Anatomista disse...

Vou-te confessar uma coisa...o teu blog é um oásis no deserto para mim. O sonho da minha vida é trabalhar no Japão como diplomata ou algo do género. Sou completamente viciada em cultura nippónica desde muito pequena e na verdade esta fez de mim quem eu sou. Na banda sonora da minha vida e do meu quotidiano contam-se músicas de Utada Hikaru e Ayumi Hamasaki e a literatura que encontras na mesa de cabeceira é constituída na sua maioria pelos livros de manga que compro na Fnac. As páginas que fazem parte dos meus favoritos são hiperligações para os sítios onde posso devorar animes durante horas. E num futuro muito próximo (assim espero) pretendo aprender japonês. Por isso gostaria de trocar os nossos contactos contigo porque quero devorar mais histórias sobre a tua experiência no Japão.
(vou-te pedir que deixes um comment no meu perfil do hi5 se desejares efectivamente falar comigo e saciar a minha curiosidade quanto ao Japão http://www.hi5.com/friend/profile/displaySameProfile.do?userid=5803440)

Cumprimentos