quinta-feira, 16 de julho de 2009

Kamakura


Kamakura é uma das cidades que tem um grande Buda. Bem grande.

Fui lá na Golden Week (3 feriados juntos) e, como seria de esperar tava cheia de gente. Todos iam ver o gajo.

Vai-se de comboio de Tóquio e demora-se umas 2 horitas, se tanto. Tava um dia chuvoso, mas o pessoal não se desencoraja. Eu, pelo menos, fui sempre a todo o lado!

Os jardins do templo principal são lindos e bem tratados, como a maior parte que lá vi. Havia fila para nos servirem chá com wagashi nas mesinhas da floresta de bambús, muito nevoeiro, estatuetas pequeninas dos deuses, carpas de goela aberta (apanhei uma numa foto mesmo a ver-se-lhe pa dentro da boca, lol) e actividades de feira, tipo barraquinhas com um pintor, algodão doce embrulhado em sacos giríssimos, máscaras de personagens e mascotes kawaii...

Não sei se já toquei neste assunto em algum post, mas ocorreu uma situação estranha, que só me apercebi depois. No meio das descobertas, tirei fotos a uma série de pequenas estátuas do buda, algumas com gorros, outras com babetes, outras sem nada. Achei aquilo estranhíssimo, sobretudo porque eram imensas estátuas num canto, assim mais isolado. Mas não fui a única turista tótó a passar por isso (-__-;)
Bom, quando voltei a casa da família onde estava hospedada, mostrei-lhes as fotos que tirei, como fazia sempre, e els ficaram um bocado chocados... e eu muito intrigada... Bom, lá me explicaram que aquilo era um cemitério de bébés!!!!!!...... 'Shame on me' mas eu não podia saber, não tinha nada escrito e prontos...

Outra à turista, foi a de entrar no grande buda. É. Pagava-se tipo 0,01€, ou seja praticamente nada, então lá fui eu. Basicamente, entrava-se e tinha logo umas escadinhas tortas de pedra montes de estreitas e ainda por cima escorregadias por causa da chuva. Tão estreitas que só cabia uma pessoa ou duas de lado, enfim... lá subi, quando chegou a minha vez e quando cheguei ao sítio tavam as janelas que se via de fora nas costas do dito só que eram bem altas e eu nem lhes chegava além de que era mesmo só isso e então tive que sair pois já tava a ficar apertado pois só cabiam umas 3 pessoas lá dentro...
Enfim, posso dizer que vi o grande buda por dentro e que fiquei muito desiludida com ele, lol...

Fui também dar uma vista de olhos às lojas lá do sítio e tinha uma loja fantástica só com coisas do Studio Ghibli: tampas de sanita de peluche do Totoro (!), vasos da Kiki, louças, straps, 'you name it'...
Descobri também que Kamakura é conhecida pela sua madeira lacada (lacquerware) e então havia imensas lojas de artigos feitos disso tipo caixas, palitos para aperitivos, talheres, pousa-pauzinhos... Mas era tudo bem caro... Trouxe uma caixinha para mim que nunca usei... é bonito e foi caro e, prontos, chateia-me se for de vela...

Num dos guias que tinha levado, falava duma pastelaria típica muito boa, que ficava junto a uns rails de comboio. Era um sítio um bocado perigoso realmente mas já lá estava uma fila descomunal. Faltavam ainda 2h para aquilo fechar e a fila devia ter umas 20 pessoas à minha frente. A uma dada altura ou melhor passado 1 horita, veio um dos empregados contar o pessoal que tava à espera e, chegou ao fulano à minha frente e disse que já não valia mais a pena ficarmos ali, pois já não dava para mais ninguém até à hora de fechar!!! Foi bem chato, bom, há-de ficar para a próxima...

Na estação de comboio, achei piada pois havia uma máquina, tipo as das bebidas, que vendia pacotes de lenços! Suponho que sendo uma zona chuvosa faça sentido, mas não deixa de ter piada. Só não tirei foto pois não quis fazer figura de urso, já bastou muitas outras vezes em que se é "bem turista"...

E assim foi a minha ida a Kamakura :)

4 comentários:

Youth Revolution disse...

uau! deve ter sido bem fixe =D

oh! a foto do peixe te bacana! xD
ta mesmo muito bem tirada... foi mesmo no momemto certo xD

ganda cena... estiveste a espera para depois nao entrar! :/ mesmo chato! muito chato o.o

uuuh! uma maquina para lenços xD mas até é bom ter maquinas espalhadas para lenços... é util xD

obrigada pelo post *.*

Suhh disse...

wooooow, apesar do mau tempo deve ter sido uma viagem muito agradavel! ^-^

espero um dia poder ir tb ao Japão! :D

muito bom post eheh, ansiosa pelo próximo ^-^

Sara F. Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tito disse...

Estive lá na mesma data, curioso.
Vou lá estar, agora, no Natal.
inhos,
gambatte