segunda-feira, 2 de março de 2009

Hina Matsuri

Dia 3 de Março é o dia em que se reza aos deuses para que as meninas da família tenham saúde e felicidade.

Já viram? É preciso ser um dia específico, os resto do ano - chapéu! Lol.

O mais giro é que se chama a 'festa das bonecas' ou a 'festa dos pêssegos', vá-se lá entender....

Em contrapartida, o dia 5 de Maio é a 'festa das crianças' ou a 'festa dos rapazes', enfim...
Já para não se falar de que a
'festa dos rapazes' é dia feriado e a 'festa das bonecas' não.

Eu não cheguei a ver o Hina Matsuri mas vi o Kodomo No Hi
(festa dos rapazes).
No Hina Matsuri as meninas andam com as bonecas
"Hina-Ningyo" (especiais para a ocasião) à mostra, ou então têm um altar em casa com as bonecas. Quanto mais rico se for, mais boneceas e de material melhor se tem.

Para ajudar à festa oferece-se flores de pêssego aos deuses que se colocam junto das bonecas no altar. Regra geral, o altar divide-se em andarzinhos, nos quais encontram-se 5 a 7 bonecas. Vejam só, até regras há para dispôr de um altar de bonecas!!!

Mas não acaba por aqui, ai não! O altar, tipo mini-mini-mini-anfi-teatro (tão a ver?) é coberto por um tapetezinho vermelho: no topo estão os bonecos do imperador e imperatriz; o andar abaixo tem 3 bonecos de senhoras da corte "sannin-kanjo"; depois 5 músicos "gonin-bayashi"; a seguir 2 padres "udaijin and sadaijin"; e 3 empregados no último andar.

Também se põe mobília de brincar, assim como pratos com comida a sério. Deve ser um filme controlar os cães/gatos da casa a não comerem as "oferendas"...

Podem ver fotos aqui.

O que se vê no dia 5 de Maio é uma data de papagaios de pano fino em forma de 3 peixes, em imensos telhados. Dá um colorido engraçado.
Repete-se a mesma fita do altar com bonecos, ou então põem uma armadura de samurai tamanho de miúdo, com o 'capacete' e máscara, num desses altares (que era o que tinha a família onde estive hospedada).

Os ditos peixes, 1 preto, 1 vermelho, 1 azul, são carpas que representam a força pois elas nadam contra as águas das cascatas. As carpas simbolizam, assim, a força e o sucesso na vida.

As oferendas nesta altura são bolinhos de arroz enrolados em folhas de bambú. Muito específico, como sempre.

E, depois, claro está, as pastelarias aproveitam-se disso, vejam esta sobremesa dedicada ao Kodomo no Hi.




8 comentários:

Akane disse...

Ola =D
Estou agora a ver o programa da Julia (coisa k numca vejo mas desta vez o assunto e giro)

Tb adoro o japão, anime e manga. E bem, tenho inveja dessa coleção D: Comecei aos 3 anos a ver Sailor Moon mas so ganhei acesso a manga e merchandising no geral em 2005 com a abertura de uma lojinha k é o meu paraiso *-*

Olha, se no meio desse projecto de tradução quiseres abrir uma companhia de manga em portugal ou algo assim, eu adorava poder ser a editora (limpar as paginas dos caracteres)

Enfim XD; esta "randomness" toda tem k ter um fim ja que nem me conheces.. (e la vou eu tratando por "tu" )

Se quiseres e puderes responder a esta maluca, o meu contacto é akane1412@hotmail.com

Ps: Desculpa esta randomness toda D:

--> Margarida disse...

Es como nos nunca vemos mas hoje lá ouve algum que fizeram de Bom

Fernando Nóbrega disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Nóbrega disse...

Gostei de lhe ver a falar com a julia ;)

PARABENS É A PROVA QUE NUNCA SE DEVE DESISTIR DO(S) NOSSO(S) SONHO

Aki~* disse...

oláááá! x)

Acabei agora de a ver na Júlia!
Eu nem sequer estava a ver mas, quando passei pela TVI e vi um pouco da sua colecção fiquei deliciada e não mudei mais de canal!

Meus Deus! A Inês tem tanta coisa! Que inveja! Eu adoro tudo o que é japonês, mas só tenho meia dúzia de coisas u__u

Com que idade é que começou a coleccionar esses tesouros? xP

Eu só tenho 18 anos, mas quando for "grande" tambme quero ser assim! xD

Tornei-me sua fã ^__^

Sanguinia disse...

Estive hoje a ver televisão e passei pela TVI.
Fiquei deveras curiosa quando o assunto, no seu caso, se tratava do Japão, país que adoro e gostava muito de visitar.

Embora não tenha nenhuma colecção de objectos, ou não saiba falar japonês(lingua que gostava muito de aprender) adoro as poucas tradições que conheço, roupas e mangas/animes.

Além de adorar ver animes, adoro também desenhar em estilo mangá. Talvez sejam duas das causas que me fazem escrever aqui, no seu blog.

Admiro-a muito, pois ver uma pessoa portuguesa, casada, que gosta de manga/anime é muito raro em Portugal.
Fez-me ver que o meu sonho não é impossivel, e com vontade de continuar a desenhar =)

Youth Revolution disse...

Olaaa! =D

o seu blog tem muitas informaçoes fixes =D

muitas delas nao conhecia e nunca pensei k havia! eu gostava muito de ler mais coisas que sbe sobre a cultura e mundo do Japaa =D

E grande colecçao! *.*
tanta coisa gira e kawaiiiii! =D

Hachiko Madoka disse...

Bom, obrigado a todos pelos vossos comentário!!!


Aki-chan: comecei a coleccionar com 16 anos, por isso já lá vão 17 anos de despesa, lol. Devagar se vai ao longe, parece ^^