sábado, 14 de fevereiro de 2009

Você disse kanjis??? Ó meu deus...

Parece que sim.
Para quem não saiba, a língua japonesa escreve-se com 4 alfabetos, um dos quais o nosso (que, no fundo, aos olhos deles até são 2 se olharmos para as incríveis diferenças entra as minúsculas e as maiúsculas). Usam-no para medidas (km, kg, etc), para a matemática e, nos últimos tempos para publicidade "cool", porque é fixe tar escrito em inglês ou em francês, certo?

Têm os Kanji, que deriva do alfabeto chinês, feito de palavras inteiras; os Hiragana, que são uma simplificação dos Kanji, que compreendem 46 sílabas; os Katakana, com as mesmas 46 sílabas, que servem apenas para nomes estrangeiros ou estrangeirismos.

Os chineses contam com 300.000 caracteres e os japoneses com 60.000 ideogramas (os Kanji, pois vêm de desenhos de ideias), mas se formos a ver: o total de palavras em português é cerca de 400.000, das quais, em qualquer língua é impossível sabê-las todas, pois existem os termos técnicos de todas as àreas.

Neste contexto, os japoneses precisam de saber 2.000 a 3.000 kanji para poder ler o jornal, assim como nós precisamos de saber 1.500 palavras em português para uma comunicação normal. Neste ponto de vista comparativo nem me parece tão assustadora a quantidade de Kanjis deles ou não é?

Ora bem, agora preparem-se pó fantástico: os miúdos na 1ª classe aprendem os 46 Hiragana, os 46 Katakana, os 26 do nosso alfabeto (ou 52, se entrarmos na lógica de que são 2) e 80 Kanji!!!!!!!! Que cabeças!!!

Depois na 2ª classe, aprendem mais 160 Kanji. Na 3ª, mais 200 Kanji. Na 4ª, outros 200 Kanji. E por aí em diante...

E depois, há que notar que os Kanji são bastante diferentes de qualquer um dos outros alfabetos, pois é preciso saber o quer dizer em português, é preciso saber ler a leitura japonesa (a que está associada ao significado), a leitura chinesa (quando se junta mais do que 1 Kanji, estes lêem-se nesta leitura), saber com quantos traços se escreve e qual a ordem específica deles.
Ah pois! Qualquer caractere japonês tem uma ordem específica de escrita, assim como diferentes formas de terminar um traço... enfim, arranjaram maneira de nos dar em doidos, lol.

Por outro lado, apesar dessas dificuldades, eu adoro aprender cada vez mais Kanji :)
É uma arte!!

E depois ainda há a arte da caligrafia, para quem queira aprofundar o saber e beleza dos traços... Note-se que os japoneses aprendem inicialmente os Kanji mesmo com pincel, alguns tpc são a pincel. Tive uma professora assim: primeiro pintava-se e depois de já estarem bem desenhadinhos é que se passava para o lápis. Exacto, usa-se sempre lápis, nunca caneta, mesmo em exames. Os profs vão verificar.

Devem ter reparado que os exercícios são sempre feitos em quadrados e não linhas. É. Os nossos cadernos de 2 linhas para eles são uma data de quadrados, pois é suposto ter um caractere por quadrado, sem espaços entre as palavras, é tudo seguidinho. No ínicio é uma confusão saber onde começa e onde acaba uma palavra XD. Mas depois passa, eu juro hehe.






2 comentários:

André Margarida disse...

Eu gostava mesmo de aprender a falar ( e ler ) Japonês...
(1º a comentar lol)

C. disse...

Eu tou neste momento a aprender Japones com um jogo e varias infos da net ^^' Esta a ser extremamente complicado... Parece simples quando aprendo as palavras e os alfabetos ou os seus significados mas quando é para os por em pratica torna-se tudo muito confuso, tentei ler um capitulo de uma manga que eu adoro (dengeki daisy) em japones mas o facto de os caracteres estarem todos pegados torna tudo tao confuso O.O
Existe algum truque para facilitar?? Adoraria saber XD