segunda-feira, 2 de março de 2009

Hina Matsuri

Dia 3 de Março é o dia em que se reza aos deuses para que as meninas da família tenham saúde e felicidade.

Já viram? É preciso ser um dia específico, os resto do ano - chapéu! Lol.

O mais giro é que se chama a 'festa das bonecas' ou a 'festa dos pêssegos', vá-se lá entender....

Em contrapartida, o dia 5 de Maio é a 'festa das crianças' ou a 'festa dos rapazes', enfim...
Já para não se falar de que a
'festa dos rapazes' é dia feriado e a 'festa das bonecas' não.

Eu não cheguei a ver o Hina Matsuri mas vi o Kodomo No Hi
(festa dos rapazes).
No Hina Matsuri as meninas andam com as bonecas
"Hina-Ningyo" (especiais para a ocasião) à mostra, ou então têm um altar em casa com as bonecas. Quanto mais rico se for, mais boneceas e de material melhor se tem.

Para ajudar à festa oferece-se flores de pêssego aos deuses que se colocam junto das bonecas no altar. Regra geral, o altar divide-se em andarzinhos, nos quais encontram-se 5 a 7 bonecas. Vejam só, até regras há para dispôr de um altar de bonecas!!!

Mas não acaba por aqui, ai não! O altar, tipo mini-mini-mini-anfi-teatro (tão a ver?) é coberto por um tapetezinho vermelho: no topo estão os bonecos do imperador e imperatriz; o andar abaixo tem 3 bonecos de senhoras da corte "sannin-kanjo"; depois 5 músicos "gonin-bayashi"; a seguir 2 padres "udaijin and sadaijin"; e 3 empregados no último andar.

Também se põe mobília de brincar, assim como pratos com comida a sério. Deve ser um filme controlar os cães/gatos da casa a não comerem as "oferendas"...

Podem ver fotos aqui.

O que se vê no dia 5 de Maio é uma data de papagaios de pano fino em forma de 3 peixes, em imensos telhados. Dá um colorido engraçado.
Repete-se a mesma fita do altar com bonecos, ou então põem uma armadura de samurai tamanho de miúdo, com o 'capacete' e máscara, num desses altares (que era o que tinha a família onde estive hospedada).

Os ditos peixes, 1 preto, 1 vermelho, 1 azul, são carpas que representam a força pois elas nadam contra as águas das cascatas. As carpas simbolizam, assim, a força e o sucesso na vida.

As oferendas nesta altura são bolinhos de arroz enrolados em folhas de bambú. Muito específico, como sempre.

E, depois, claro está, as pastelarias aproveitam-se disso, vejam esta sobremesa dedicada ao Kodomo no Hi.