quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Gomenne

Estive a semana toda muito doente e não houve hipótese de escrever.

Para compensar um pouco, deixo-vos as fotos que tirei à zona da Bd das livrarias em que entrei.

É preciso que se note que os mangas lá são sempre a 100 yen (= 0,70€), que festa!

... claro, também só estão em japonês...



Não deixa de dar vontade de comprar uma data deles :P


quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Kampai!


'Kampai' quer dizer 'saúde', 'à nossa'... beber uns copos, portanto.

Como devem saber, a principal bebida com álcool dos japoneses é o sake. O sake é feito de água (80%) e arroz. Quem diria que isso dá uma bebida alcoólica, não é?

Claro que, como os nossos vinhos, existem muitos tipos e variedades. Tanto se bebe quente como gelado, conforme o tipo, precisamente. Mas antes disso, há que falar da etiqu
eta :)

Quando se vai
tomar um copo com os colegas e o chefe, deve-se sempre servir primeiro o chefe (ou quem tiver o cargo mais alto). Nunca somos nós mesmos a servirmo-nos, temos que esperar que algum colega nos sirva. Claro, que sendo chefe não deve haver quem falte em cair nas suas boas graças, não é?

Por outro lado, também não nos podemos vir embora antes do chefe sair - é muito mal educado! Ou seja, se sua excelência quiser estar até às tantas e nós não, tamos feitos ó bife, basicamente.... é assim, não há volta a dar-lhe!

Além de que nos restaurantes, regra geral, bebe-se o sake nums copos quadrados largos de madeira... não dá jeito nenhum :(

Mas o sake não é só usado para beber... ah, pois não!


Muito sake é posto à entrada dos templos (muito mesmo) como oferenda aos
deuses.

No fundo, como não existe nenhuma religião do estado e, os monges/padres não têm rendimento o que acontece é que as empresas de sake "patrocinam" os templos como uma óptima forma de publicidade e, ao mesmo tempo os padres sobrevivem disso para manter os templos em ordem.

Mas mais surpreendente é que o sake é utilizado para fazer perfumes, loções, vinagre (usado na preparação de sushi), cosméticos... Incrível! Já imaginaram o que seriam cosméticos feitos com vinho? :P



terça-feira, 13 de novembro de 2007

O-Benkyou suru


Hoje tenho que estudar, por isso não há post.

Btw, benkyou suru = estudar, o "O" antes do verbo implica respeito para quem se está a falar.

Deixo-vos contemplar um cinema simpático, que aprecia o grande Osamu Tezuka (Astro Boy), dentro da estação de Quioto.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Tonari no Totoro


Já devem ter reparado que eu adoooooooooooooro o Totoro, não é? E perguntarão alguns de vocês "e que caraças é o Totoro"?

No Japão, um Totoro é uma das muitas espécies de espíritos das florestas. Este, mais especificamente, aparece num filme muito antigo do estúdio Ghibli (Princesa Mononoke, Chihiro). No fundo, é uma história para crianças. Mas não deixa de me derreter a cada vez que o vejo ^^

A história é sobre uma família que se muda para o campo. A mãe está internada no hospital enquanto o pai trabalha em casa e as 2 filhas (pequenas) exploram a nova terra.

É nessa exploração que se deparam com Totoros! Seres fofinhos, que comem bolotas e que se podem tornar invisíveis. Misteriosos, também. Claro que não vos vou contar a trama do filme, senão lá se vai a maravilha toda. Só vendo mesmo.

Ah! Também há outras criaturas bem engraçadas :P só mesmo os japoneses para inventarem tal :) Claro, eu sou suspeita a dizer isto, pois.

Toda a gente gosta do filme, regra geral. Eu adorei a personagem. E, apesar, de ser uma história para crianças no Japão, toda a gente lá o conhece. No museu Ghibli, que fui visitar a Mitaka, lá está ele na bilheteira para nos receber :)





sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Escolha KitKat

Cada vez gosto mais dos japoneses, definitivamente.

Andava eu nos meandros do e-bay, desastroso leilão para a carteira do comum dos mortais, e eis senão quando descubro que até KitKats feitos no Japão lá se vende! Incrível, não é?


Mais incrível é que, incondicional apaixonada pelo Japão que mim ser, resolvi experimentar a coisa e, mandei vir KitKats de lá. E porquê?

Porque eles têm uma escolha parva de sabores, como em tudo o resto, by the way.

Têm mini KitKats de amora, de meloa, de batido de matcha (o puro chá verde japonês usado na cerimónia do chá), de castanhas, de chá, de cereja até! Não acham que é impecável?

Claro, não são só os KitKat que
têm variedade.

Eles têm uma marca que faz aqueles biscoitos que cá se chamam Mikado (marca Lu), tã
o a ver?


Lá é a marca Pocky, até se vê muita pub
licidade a eles nos animés "Onegai! Teacher" e "Onegai! Twins".

Os Pocky normais são os de chocolate. Depois há os Men's Pocky que são de chocolate negro, mas também há os de matcha ou os de to
mate... a variedade é mesmo muita, pessoal!

Já para não falar do MacDonald's.
Cheguei eu certa vez a um Mac, pedi um menu catita de yakitori (frango grelhado com molho doce) quando me perguntam qual o sabor para as batatas fritas.... sabor? porquê? que sabor podem ter as batatas?
Lá está: sabor a queijo, a picante, a presunto, a wasabi (a picantíssima mostarda verde deles), a caril .... eram uns 15 sabores diferentes!!! Só o tempo que demorei na altura a ler aquilo tudo e ainda ter que escolher... que fita :P

Quando já conhecia melhor a cidade, resolvi experimentar uma cadeia deles tipo Mac, a Mos Burger. Excelente!!! Adorei!

Experimentem misturar o melhor da comida japonesa e pô-la em pão de hambúrguer com as suas belas sementes de sésamo ou até em pão de bagel....miam.

Vão só ver o site deles, tem cá uma pinta! Só a apresentação das sobremesas deles...
e não é só show-off, aquilo é mesmo assim bonitinho e muita bom!

Olha a gulosa a falar :P